Fácil de fazer, baixo custo e excelente rendimento: eis alguns dos benefícios da produção doméstica da goma de tapioca! Adorei o resultado!
Ingredientes e procedimentos:
1kg de polvilho. Usei o azedo porque é fermentado e fica mais sequinho, mas pode usar o doce. O resultado será uma goma mais elástica e macia.
Água filtrada
1 tigela
1 pano de prato
Peneira ou ralador fino
Coloque todo o polvilho em uma tigela e cubra-o com água filtrada (água até cobrir). Use uma colher ou a ponta dos dedos para misturar, assegurando que o polvilho fique todo hidratado. Deixe o polvilho decantar de um dia para o outro e escorra a água (coloquei na geladeira). Observará o polvilho solidificado na base da tigela. Depois de escorrer a água, cubra o polvilho com um pano limpo para que absorva o excesso de água (2h). Pronto! Agora é só cortar os pedaços e passar na peneira ou no ralador fino para produzir a goma. Coloque a goma em um pote e guarde na geladeira. Não tenho balança, para avaliar o peso, mas visualmente, o resultado foi o dobro da quantidade inicial de polvilho. Além disso, no sul do Brasil, o polvilho é a metade do preço da goma de tapioca!