Goma de tapioca

Fácil de fazer, baixo custo e excelente rendimento: eis alguns dos benefícios da produção doméstica da goma de tapioca! Adorei o resultado!

Ingredientes e procedimentos:

1kg de polvilho. Usei o azedo porque é fermentado e fica mais sequinho, mas pode usar o doce. O resultado será uma goma mais elástica e macia.

Água filtrada

1 tigela

1 pano de prato

Peneira ou ralador fino

Coloque todo o polvilho em uma tigela e cubra-o com água filtrada (água até cobrir). Use uma colher ou a ponta dos dedos para misturar, assegurando que o polvilho fique todo hidratado. Deixe o polvilho decantar de um dia para o outro e escorra a água (coloquei na geladeira). Observará o polvilho solidificado na base da tigela. Depois de escorrer a água, cubra o polvilho com um pano limpo para que absorva o excesso de água (2h). Pronto! Agora é só cortar os pedaços e passar na peneira ou no ralador fino para produzir a goma. Coloque a goma em um pote e guarde na geladeira. Não tenho balança, para avaliar o peso, mas visualmente, o resultado foi o dobro da quantidade inicial de polvilho. Além disso, no sul do Brasil, o polvilho é a metade do preço da goma de tapioca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s