Pão de fermentação natural

Esta receita é inspirada no Naan indiano. A fermentação é natural, dura até uma semana na geladeira e a massa fica super leve e crocante! É só produzir a combinação!

Ingredientes e procedimentos:

1 copo de iogurte natural

1/2 kg de farinha de trigo integral. Não usará toda a farinha. Ocorre que não mensurei, foi de olho!! Também experimentei com as seguintes farinhas: trigo  branca, com as misturas (metade de cada uma) de quinoa e trigo, grão-de-bico e trigo, banana verde e trigo integral. Todas ficaram ótimas!

Apenas misture o iogurte e a farinha formando uma massa firme. Coloque em uma bacia e deixe em temperatura ambiente por 24h. Depois desse período, incorpore um pouco mais de farinha e faça bolinhas (pouco maior que um brigadeiro). Usando um rolo, abra a massa. Quanto mais fina, mais crocante!

Para assá-la, poderá usar uma chapa de ferro, torradeira (mas faça em tamanho menor) ou frigideira. Unte a base com ghee, óleo de coco ou azeite de oliva e coloque a massa. Quando começar a secar, vire-a. Se  desejar que ela fique com bolhas de ar, basta pressionar a massa com um pano, com alguns toques. Se desejar, pode transformá-la em uma pizza! Fica deliciosa com qualquer combinação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s