Idli

O Idli integra as delícias gastronômicas do sul da Índia. É um bolo salgado produzido por meio da fermentação do arroz e do feijão e assado em banho-maria. Uma delícia!

Ingredientes e procedimentos:

1 xícara de arroz integral cru

1/2 xícara de feijão moyashi (greem gram)

1 xícara de água

1/2 colher de chá de feno-grego em pó

1/2 colher de chá de sal

Coloque o arroz e o feijão em recipientes separados. Cubra-os com água e deixe-os fermentar em temperatura ambiente por, no mínimo, 12h. Passado esse tempo, escorra a água do feijão e adicione mais água. Friccionando uma mão contra a outra, esfregue os grãos de feijão para retirar a casca. Lave o feijão para separar os resíduos das cascas e os grãos. Bata os grãos no liquidificador com 1/2 xícara de água, até formar uma massa do tipo panqueca. Escorra a água do arroz e bata-o como fez com o feijão. Junte as duas porções de massa e adicione o feno-grego. Mexa e cubra o recipiente. Deixe fermentar por mais 10h, pelo menos. Ao final deste período observará que a massa aumentou de tamanho e ficou aerada. Adicione o sal e mexa.

O idli é feito em uma panela especial, mas como não tenho, improvisei nas formas de quindim! Para tanto, basta untá-las e adicionar 1 dedo de massa. Asse-os em banho-maria coberto ou usando uma panela em banho-maria. Assim que firmarem a massa, estão prontos (cerca de 10min). São excelentes para serem degustados com ghee ou chutney.

Fiz o experimento com arroz branco e achei muito pesado. A massa não fermenta tanto.  Com o arroz cateto integral, ficou bom, mas a massa meio pegajosa como a aveia. Com lentilha rosa, também não fermenta muito. Então, se optar por estes cereais, adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato na massa antes de assar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s