Gulab Jamun

Encontrado nos restaurantes internacionais e no comércio de rua, este doce parece ser uma das sensações indianas! A base é o leite com um toque de água de rosas!

Ingredientes e procedimentos:

Para a massa:

1 1/2 xícara de leite em pó

1 xícara de leite morno

2 colheres de ghee

4 colheres de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

2 xícaras de ghee ou óleo para fritar

Para a calda:

2 xícaras de açúcar demerara

1/3 colher de chá de cardamomo

2 xícaras de água

suco de 1/2 limão

2 colheres de água de rosas

Misture o leite em pó, a farinha e o fermento. Adicione a ghee e o leite, aos poucos, mexendo sempre. Usando as mãos, vá misturando os ingredientes até obter uma massa lisa, mas macia. Se ficar muito dura, adicione leite. Se ficar muito flexível, adicione leite em pó. Cubra a massa e deixe-a descansar por 30min.

Enquanto isso, prepare a calda. Em uma panela, misture a água, o suco do limão, o cardamomo e o açúcar. Deixe cozinhar por 3 min e adicione a água de rosas. retire do fogo e reserve.

Depois do descanso da massa, observará que esta ressecou um pouco. Volve a sová-la adicionando um pouco de leite. Faça uma bolinha para testar a consistência da massa. A bolinha precisa ficar lisa. Se ficar enrugada é porque precisa adicionar mais leite. Pronta a massa, divida-a em partes iguais e faça bolinhas. Frite-as na ghee, em fogo baixo, mexendo sempre para não grudarem no fundo. Quando boiarem ou ficarem na cor marrom, estão prontas. Retire-as e escorra-as em papel de cozinha. Mergulhe as bolinhas na calda e deixe-as descansarem por, no mínimo, 10h antes de servir pois precisam ser adoçadas pela calda!! Você pode decorá-las com castanhas, pistache e servir com sorvete! Podem ser consumidas aquecidas ou frias!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s