Torta de coco e ameixa

Para quem gosta de coco e ameixa, temos a combinação perfeita! Sem glúten e lactose, essa torta faz sucesso!Ingredientes e procedimentos (para uma forma quadrada de 20cm):

4 ovos

3 xícaras de coco seco em flocos finos

6 colheres de açúcar demerara ou orgânico

2 xícaras de ameixa seca sem caroço e cortada em pedaços

3 colheres de amido de milho ou fécula de batata

3 colheres de chá de fermento químico

1 xícara de água

Coloque as ameixas picadas, a água e 2 colheres de açúcar em uma panela com tampa e cozinhe por 20min. Dissolva 1 colher de amido de milho em 1/3 xícara de água e misture com as ameixas, mexendo sempre por 2 min. O creme precisa ficar espesso. Se ficar “aguado”, adicione mais amido dissolvido em água (apenas o necessário para dissolver a mistura). Se adicionar o amido direto na panela, formará bolinhas e não conseguirá a textura desejada! Reserve o recheio.

Aqueça o forno e unte a forma com óleo e coloque uma folha de papel manteiga no fundo ou use um guardanapo de papel. O efeito será o mesmo! Separe as claras das gemas. Bata as claras em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com 4 colheres de açúcar até formar uma gemada aerada e de cor amarelo claro. Adicione as 2 colheres de amido de milho e o coco e misture com uma colher. Observará que a massa parece seca. Adicione as claras e misture. A massa ficará leve e aerada. Por fim, adicione o fermento e misture. Distribua a massa na forma e asse em 170 graus por 30min. Espere a massa esfriar um pouco, passe uma faca ou espátula pelas laterais da forma e vire a massa sobre outra forma ou bancada. Retire o papel que está grudado na massa e descarte-o. Cor uma faca, forte a massa ao meio e, depois, corte novamente cada porção ao meio. Ou seja, formará 4 camadas de massa para a torta. Coloque a massa sobre uma bandeja ou prato e distribua o recheio. Lembre-se de dividir o creme de ameixa em 4 partes para distribuir igualmente a quantidade de recheio e a cobertura. Nas laterias, deixei sem o creme. Poderá usar lascas de coco seco para decorar. Se desejar uma massa de coco queimado, basta colocar o coco branco em uma frigideira, aquecê-lo mexendo sempre, que logo ficará “queimado”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s