Torta de maça e nozes

Esta torta de maçã foi produzida com painço e, por isso, não contém glúten. No creme e cobertura, a deliciosa combinação de maçã e nozes.

Ingredientes e procedimentos:

Estes ingredientes foram suficientes para produzir 7 tortinhas em forma grande de quindim. Se preferir, pode usar uma forma redonda grande. Creio que os ingredientes são suficientes para uma forma de 22 cm de diâmetro.

Para a massa:

3/4 xícara de farinha de painço (pode substituir por outra)

1 colher de amido de milho ou fécula de batata

1 colher de açúcar

3 colheres de sopa de ghee ou manteiga crua

1 pitada de canela em pó

água

Para o recheio:

1 xícara de nozes

1 ovo

1/3 xícara de açúcar demerara, orgânico ou mascavo

Para a cobertura:

3 maçãs

1 limão

Junte os ingredientes secos da massa, adicione a ghee e faça uma farofa. Adicione água aos poucos até obter uma massa firme, mas não muito dura, pois o painço precisa ser hidratado. Deixe a massa na geladeira por 30min. Se, ao retirar a massa, observar que está muito dura, coloque um pouco de água. A massa precisa ficar firme, mas não quebradiça. Se preferir uma massa mais doce, adicione mais 1 colher de açúcar no preparo. Divida a massa em 7 porções e faça uma bolinha, colocando-a no fundo da forma de quindim. Usando os dedos para pressionar a massa, distribua-a sobre o fundo e as laterais das formas até as bordas. Usando o liquidificador, triture os ingredientes do recheio. Distribua uma colher de sopa de recheio em cada forma. Não precisa preencher toda a forma, é apenas uma base para as maçãs. Fatie as maças com um mandolin e regue-as com o suco de limão. Sobrepondo a metade de cada fatia de maçã, uma sobre a outra, faça uma pequena sequência e enrole-as com cuidado. Coloque sobre o recheio e solte, formando a flor. Também pode produzir a flor distribuindo as fatias, de forma intercalada, das laterais para o centro da forma. Se a maça estiver muito tenra, coloque as fatias no forno, enquanto o aquece, por 1  ou 2 min. Asse as tortas por 20min e desenforme-as depois de frias. Ficaram muito especiais!! Se desejar tortas mais doces, pode preparar um caramelo e colocar sobre as maçãs.

 

5 comentários sobre “Torta de maça e nozes

    1. Sim!! Uso sempre 2 referências: colher para colher de sopa e colher de chá para a colher menor que comumente usamos nas refeições matinais!
      Fico imensamente feliz em saber que gostou da proposta! Obrigada!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s