Carolinhas de trigo sarraceno

Muito leves e versáteis, as carolinhas podem ser servidas com o recheio que desejar: doce ou salgado. Nesta receita, eliminamos o glúten  usando o trigo sarraceno.

Ingredientes e procedimentos:

1 1/3 xícara de água

3 colheres de ghee ou manteiga resfriada

uma pitada de sal

uma pitada de açúcar

1 xícara de farinha de trigo sarraceno

3 a 4 ovos, dependendo do tamanho

1 forma grande

Em uma panela, adicione a manteiga, o sal, o açúcar e a água. Assim que aquecer, adicione a farinha e mexa, cozinhando a massa por 5 min. Parecerá uma massa de risoles ou uma polenta bem firme. Retire a massa do fogo e deixe amornar em um recipiente em que possa usar a batedeira posteriormente.

Usando a batedeira, adicione um ovo de cada vez na massa. Observará que a massa ganhará consistência leve e aerada. massa-carolinha

A massa precisa ficar firme, mas não dura. Depois de pronta, coloque-a em um saco plástico, com ou sem bico de confeitar. Se não tiver o bico, faça apenas um corte de 1cm na ponta do saco (use a tesoura). Faça movimentos circulares com o saco, formando as carolinhas diretamente na forma untada. Deixe um espaço entre elas, pois apesar de não usar fermento, elas crescem! Asse em forno aquecido (180 graus) por 30 min. Precisam ficar bem assadas, ficando macias e crocantes por fora. Deixe esfriar para recheá-las. Nestas, usamos o creme de iogurte (veja aqui) e geleia de amora (veja aqui).

Apesar do trigo sarraceno ter sabor mais acentuado, a manteiga diluiu sua presença. Ficou muito leve e desmancha ao comer! Uma delícia!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s