Ghee de manteiga fermentada

Esta manteiga, por ser fermentada, é mais leve e de fácil digestão. Segundo o Dr. Ragavendran, a legítima ghee indiana é produzida a partir deste processo de fermentação. É demorada, mas medicinal e ultra saborosa!

Ingredientes e procedimentos:

250g de leite. Preferencialmente do leiteiro ou pasteurizado. última opção, leite UHT.

2 colheres de kefir

800g de nata crua (creme de leite)

1 litro de água

Misture o kefir com o leite (em temperatura ambiente) e deixe fermentar por 24h em temperatura ambiente. Cubra o recipiente da fermentação com um pano, não com tampa. Observará que o leite se transformou em iogurte. Se a nata estiver na geladeira, deixe 1h em temperatura ambiente e misture com o iogurte. Deixe fermentar em temperatura ambiente por 48h. Agora, misture 1/2 litro de água com a nata e o iogurte deixando-a mais líquida. Use um coador para coá-la, retirando as colônias de kefir.

ghee-nata

Adicione, o restante da água (1/2 litro) aos poucos, sobre o kefir, lavando-o e deixando esta água ser misturada com a nata. Divida esta mistura de nata, iogurte e água em 4 partes e bata cada uma no liquidificador para produzir a manteiga. Se endurecer ao bater, adicione mais água. Observará a formação da manteiga.

ghee-manteiga-liqui

Coe a manteiga, separando-a do soro. Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso (ferro, barro, inox) para cozinhar em fogo baixo por 40 min (o mais baixo possível).

ghee-cozimento

Observará a formação de uma espuma. Depois de cozinhar, use um coador para filtrar a manteiga, separando a espuma do líquido. Considerando que a base é em torno de 1 litro de nata e iogurte, no final do processo terá um rendimento de 350 ml de manteiga. Guarde-a em vidros. Não precisa colocar na geladeira. Fica maravilhosa para cozinhar, usar em bolos, pães, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s