Torta de maçã

Esta deliciosa torta de maçã é integral e foi produzida co  queijo cottage caseiro e especiarias.

Ingredientes e procedimentos:

1 litro de leite + 1/3 de xícara

2 limões

3 maçãs

2 colheres de ghee

1 xícara de açúcar demerara ou orgânico

2 ovos

2/3 xícara de aveia em flocos médio

2 colheres de farinha de trigo 100% integral

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de açafrão em pó

1 colher de chá de fermento químico

3 colheres de água

1 forma removível de aro removível de 20 cm de diâmetro (também fiz com a forma fixa e desenformou direitinho depois de esfriar)

Inicie os procedimentos pela produção do queijo cottage. Coloque o leite para ferver. Quando iniciar fervura e começar a subir, apague o fogo e adicione o suco de 1 limão para talhar. Dependendo da quantidade de suco do limão, talvez precise usar mais. Também pode substituir por 2 colheres de vinagre de vinho branco ou maçã.Deixe o leite em repouso por 10 minutos. A seguir, com o auxílio de uma peneira, coe a massa. Seu queijo Cottage está pronto! O rendimento depende do tipo de leite utilizado. Com o leite  do produtor ou pasteurizado, rende aproximadamente 1 xícara.

Para preparar as demais etapas da torta, inicie pelas maças. Lave-as e corte-as ao meio, retirando a semente. Rale as maças em fatias finas (com a casca). Coloque-as em uma forma, adicione o suco de 1 limão e as 3 colheres de açúcar (também pode polvilhar com um pouco de canela em pó). Ligue o forno para aquecer e deixe-as murchar por 5 min (apenas para não quebrarem na hora de fazer as rosas; fique de olho no forno!!). Enquanto isso, prepare a massa da torta misturando a manteiga, a aveia, a farinha, a canela, 1/2 xícara de açúcar, o açafrão, a água e, por fim, o fermento. A massa deve ficar semelhante a uma farofa mais molhadinha. Distribua a massa no fundo e laterais da forma. Coloque-a para assar por 8 min (apenas para crescer e secar. Enquanto isso, usando o liquidificador, misture o queijo cottage, 1/3 xícara de leite, 2 ovos, o gengibre em pó e 1/2 xícara de açúcar. Retire a forma do forno, adicione este creme e, por cima, organize as maçãs. Para fazer as rosas, basta juntar as farias e enrolar. Asse por 20min. Se desejar, com a calda que foi produzida no aquecimento das maçãs, você pode cozinhar um pouco mais e fazer um caramelo para o acompanhamento, adicionando mais 2 colheres de açúcar. Ficou crocante, molhadinha e saborosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s