Da mandioca fez-se a tapioca, o tucupi e o beiju

Se você gosta de tapioca, imagine como ficou esta, feita com  goma fresca, produzida a partir da mandioca. O processo é demorado, mas o resultado é sensacional!

Ingredientes e procedimentos:

2 kg de mandioca

Lave e descasque a mandioca. Corte-a em pedaços pequenos. Você pode ralar manualmente ou no processador. Depois de formar uma massa, coloque-a para bater no liquidificador na proporção de 2 xícaras de massa para 2 xícaras de água. Bata por 2 min cada porção e coloque em um recipiente. Passe o creme por um pano de algodão (pano de cozinha). Você pode usar um elástico para prender o pano em uma panela, despejando parte da massa. Você precisará torcer o pano, de modo a separar bem o líquido da massa (a massa será nosso beiju e o líquido produzirá a goma da tapioca). Coloque o líquido em um recipiente  transparente para que possa monitorar o processo.

A parte sólida, coloque em uma forma e, se tiver sol, coloque para secar por algumas horas. Se não tiver o auxílio dos raios de sol, coloque-a para secar no forno, depois de desligá-lo (havia feito bolo e aproveitei que o forno estava aquecido para secar um pouco a farinha, mas ela não pode torrar, pois ai teremos a farinha, não a goma mais consistente para o beiju).

Deixe o líquido, que colocou no recipiente transparente, descansar por 5 horas para sedimentar o amido. Observará a formação de uma camada branca no fundo. Escorra o líquido com cuidado para não espalhar a goma sedimentada.

Com o líquido você pode preparar o tucupi, deixando-o fermentar 24h. Após, adicione especiarias a gosto e cozinhe por 20min. Este “creme” pode ser usado na preparação de sopas, molhos, etc.

Agora, você pode colocar a goma branca sobre um pano limpo e seco, deixando secar por 1h ou apertar o pano sobre a goma para absorver a água. Logo após, revire a goma formando torrões. Passe esses torrões por uma peneira para preparar as tapiocas. Se quiser, pode guardar os torrões por 3 dias na geladeira e peneirar na hora de usar.

tapioca 3

Se, ao passar a goma pela peneira, não formar grânulos, mas cobrinhas é sinal de que a goma está muito úmida. Então, deixe-a em contato com um pano para absorver a água.

Para preparar a tapioca, cubra o fundo de uma frigideira com a goma e cozinhe até juntar os grânulos, formando uma “panqueca”. Coloque o recheio que desejar e dobre-a ao meio. Nesta versão, usamos o doce de leite caseiro (veja aqui) e coco fresco ralado.

O processo é demorado, mas o resultado foi incomparável: a tapioca fica muito crocante e com um sabor muito suave!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s