Cheesecake de cupuaçu

Neste experimento, substituímos o tradicional biscoito triturado por uma deliciosa e nutritiva farofa de aveia. Também reduzimos a quantidade de cream cheese.

Ingredientes e procedimentos:

1 forma de aro removível ou fundo (usei esta) falso de 15cm. Também poderá fazer em um prato refratário, mas creio que terá que servi-la a partir do próprio prato.

Para a base:

1 xícara de aveia em flocos médios

1 1/2 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode usar o demerara ou orgânico)

1 colher de sopa de ghee

Para a o creme e cobertura:

150g de cream cheese. Você pode usar o industrializado ou a redução feita a partir do iogurte natural de kefir (veja aqui)

200g de nata

4 colheres de açúcar demerara ou orgânico

1 1/2 colher de chá de agar-agar (pode substituir por 1 1/2 colher de sopa de goma de tapioca ou amido de milho)

1/2 colher de chá de gengibre em pó (pode usar o natural também)

1/2 xícara de polpa de cupuaçu (pode usar outra polpa também)

1 xícara de água

Inicie o preparo pela cobertura. Misture a polpa com  2 colheres de açúcar, o agar-agar (ou amido de milho; goma de tapioca) e 1 xícara de água. Leve ao fogo misturando até ferver. Se usar agar-agar, a consistência será observada após esfriar. Se usar o amido de milho ou a goma de tapioca, observará a consistência do creme ainda quente. Reserve e deixe esfriar. Agora, prepare a massa da base. Faça a farofa com os ingredientes citados, misturando com as mãos e, usando a base de uma colher, comprima a farofa no fundo da forma. Asse em forno aquecido por 5 min. Retire e deixe esfriar na forma. Depois de certificar-se que a base e o creme estão frios, prepare o creme usando uma batedeira. Misture a nata, o cream cheese, 2 colheres de açúcar, o gengibre e 4 colheres do creme da polpa (a outra parte usará na cobertura). Bata o creme por 2 a 3 min até adquirir consistência aerada. Agora, coloque o creme sobre a base (que ainda estará na forma) e adicione a cobertura. Deixe gelar na geladeira por, no mínimo, 5h, pois ficará mais consistente. Se você optar por fazer em um prato refratário, em que não será preciso desenformar, pode consumir logo após concluído o processo.cheesecake

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s